Você sabia?

1: Nossa unidade passou por quatro ampliações para oferecer mais espaço e conforto. Hoje, conta com uma cozinha moderna e abatedouro dentro dos mais rigorosos padrões de higiene.

 

2: O Maria das Tranças tem no seu quadro de funcionários pessoas com deficiência. A inclusão social também faz parte do nosso cardápio!

 

3: Temos uma cozinha separada chamada Trancinha, que abre aos sábados, domingos e feriados chuvosos. Nela, você pode retirar o frango na sua própria panela, pronto para saborear em casa. Esta é uma tradição criada por dona Maria Clara há décadas. Nosso cardápio também tem vanguarda.

 

4: Nos orgulhamos por ter em nosso quadro de funcionários a mesma cozinheira, Maria de Lourdes da Silva, a Lulu, desde 1988. E seu filho, José Ronnie, desde 1998. No Maria das Tranças temos sucessão familiar até nos colaboradores.

 

5: Disponibilizamos nosso espaço, com capacidade para 550 lugares para todo tipo de evento: confraternizações, festas de aniversário, casamentos, formaturas, entre outros. Temos pacotes fechados e diversos tipos de serviços que atendem a todos os gostos.

 

6: Se você quiser se deliciar com um saboroso prato do Maria das Tranças é só ligar para 3441-3708 ou acesse nosso delivery direto e faça o seu pedido. Entregamos em toda Belo Horizonte em embalagens personalizadas e reaproveitáveis no seu dia-a-dia.

 

7: Personalidades marcantes da nossa sociedade, como Juscelino Kubitschek, Elis Regina, Vinicius de Moraes e muitos outros, já saborearam a especialidade da casa e elegeram o Maria das Tranças como o melhor frango ao molho pardo do Brasil.

 

8: Por termos uma demanda muito grande no corte de quiabo, nosso diretor, Ricardo Rodrigues, não achando no mercado um equipamento para este trabalho, inventou uma máquina para picá-lo.

 

9: Sucessão familiar e negócios de sucesso são os temas abordados por Ricardo Rodrigues, diretor do restaurante Maria das Tranças, em palestras direcionadas para escolas, faculdades, cursos profissionalizantes e empresas. As palestras não tem custo para estas instituições, sendo feita de forma gratuita. É o conhecimento andando junto com o compromisso social.

 

10: Juscelino Kubitschek era um apreciador do frango ao molho pardo e, por isso, frequentava muito o Maria das Tranças, tornando-se amigo da proprietária Maria Clara Rodrigues. Por ser um cliente mais que especial, muitas vezes recebia o frango em casa, na Pampulha. Outras vezes, o presidente era recebido na casa de Maria Clara, onde deliciava o prato preparado especialmente pela dona do restaurante.

 

11: Em 2011 aconteceu o lançamento do livro “Das tranças de Maria ao Maria das Tranças”. Uma publicação que conta a história do Maria Das Tranças, seus personagens e toda sua trajetória de sucesso.

 

12: Em 2011, o Maria das Tranças deu uma repaginada no seu visual trocando sua logomarca para uma mais moderna, atual e dinâmica. Mas vale lembrar que o sabor das nossas receitas e a qualidade dos serviços continuam os mesmos, conhecidos desde 1950.

 

13: No dia de lançamento do nosso livro, em 2011, o Maria das Tranças recebeu a visita de Maristela Kubitschek, filha do ilustríssimo J.K, que quando vivo, era um cliente assíduo do nosso Restaurante e amigo da Dona Maria Clara, proprietária da Casa.

 

14: O Trancinha é uma cozinha à parte, instalada nas dependências do Restaurante, onde o cliente leva sua própria panela, aguarda seu frango ser preparado na hora e o leva para saborear em casa. Ótima dica para um almoço de domingo em família.

 

15: O Maria das Tranças também serve como local para confraternização de empresas, reuniões, palestras ou comemorações pessoais. O ambiente conta com estrutura completa incluindo internet wireless em todo o salão; área separada com Buffet e coffee break. Una conforto, boa comida e atendimento de qualidade em um só lugar.

 

16: O Maria das Tranças tem um formato de evento para paróquias fazerem um jantar dançante no formato de baile para elas arrecadarem fundos para suas obras paroquiais. Ajuda ao próximo também faz parte do nosso cardápio.

 

17: O Maria das Tranças já está na quarta geração! A casa foi fundada por Maria Clara Rodrigues, que depois teve o filho Vitor Rodrigues junto com ela. Atualmente o neto, Ricardo Rodrigues, já conta com a ajuda das herdeiras Ana Luiza e Maria Clara (nome dado em homenagem à fundadora). 

 

18: No Maria das Tranças é servida aos clientes uma guarnição de picles, que é feita pelo próprio Ricardo Rodrigues, diretor do Restaurante, seguindo a receita da sua mãe, dona Leny Roman Rodrigues.

 

19: O endereço de fundação do Maria das Tranças em 1950 foi numa casa de fazenda na rua São Benedito, 780, se mudando para a sede própria atual em 1962, na rua São Vicente, 1872,  atual rua Estoril, 938.

 

20: Um franguinho cai bem a qualquer hora, mas os dias chuvosos e os dias frios são os de maior movimento no Maria das Tranças.

 

21: O Maria das Tranças sempre faz ações em datas comemorativas. Ou seja, sempre que vier ao Restaurante em alguma data especial, você vai se deparar com algo diferente aqui.

 

22: As nossas receitas de frango são muito famosas. E devido a isso, a quantidade de pedidos é imensa. Para suprir essa demanda, semanalmente são abatidos cerca de 1,5 tonelada de frango. Vale lembrar que o nosso abatedouro segue os mais rígidos padrões de qualidade para oferecer a você uma alimentação de alta qualidade e com sabor inconfundível.

 

23: Os colaboradores do Maria das Tranças têm tanta habilidade que conseguem cortar um frango em 15 pedaços em apenas 30 segundos.

 

24: Dentre os produtos com a nossa marca temos a exclusiva cachaça Maria das Tranças e também nas madeiras: Amburana, Bálsamo e Carvalho. Nossa tradição de exclusividade também nas cachaças.

 

25: O Maria das Tranças tem um site que além do nosso cardápio para pedidos online, conta toda nossa história e curiosidades. Acesse www.mariadastrancas.com.br

 

26: Em 1962, quando inauguramos nossa sede própria, a casa contava com 15 mesas. Hoje, conta com 120 mesas. Isso mostra como um trabalho sério e prazeroso gera desenvolvimento.

 

27: Além das receitas tradicionais, o Maria das Tranças tem um cardápio especial para Happy Hour. Fica até difícil escolher se come um prato principal ou se apenas belisca um petisco. Melhor os dois.

 

28: No dia 25 de setembro de 2010, o Maria das Tranças foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Uma iniciativa do Vereador Ronaldo Gontijo para honrar os 60 anos do Restaurante.

 

29: Em dias chuvosos, o volume das nossas vendas pode aumentar até 60% em relação aos dias ensolarados.

 

30: Os frangos que usamos chegam vivos no restaurante, onde são abatidos sem injetar água e sem congelar.

 

31: O livro lançado pelo Maria das Tranças, em 2011, teve o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio da Plena, Sempre Editora e Sila Group. Quem redigiu a publicação foi o fotógrafo e escritor Rusty Marcellini.

 

32: O Maria das Tranças faz uma rigorosa seleção dos seus fornecedores, sempre em busca de oferecer a melhor qualidade para você.

 

33: Em meados dos anos 70, a dona Maria Clara começou a preparar uma sopa para alimentar pessoas necessitadas em BH. Hoje, o Maria das Tranças mantém a tradição doando, semanalmente, pés e pescoços para instituições de caridade.

 

34: Desde 2001, o nosso delivery vem crescendo constantemente e representa percentuais diferenciados no nosso faturamento, além de ter sido primordial na época da pandemia. Hoje, estamos presentes em aplicativos externos, no nosso aplicativo próprio, além do nosso telefone 3441-3708. Entregamos em toda BH.

 

35: O Maria das Tranças tem um serviço com qualidade e uma comida que mantém o mesmo padrão desde 1950. Isto também é um ponto que mantém nossa clientela fiel.

 

36: O Trancinha, um anexo do Maria das Tranças onde o cliente traz sua panela e leva o pedido para casa, está em funcionamento desde 1970. É uma ótima pedida para quem não quer cozinhar no fim de semana, ou mesmo para quem quer saborear nosso frango em casa.

 

37: O Maria das Tranças foi fundado no dia 15 de agosto de 1950. Anualmente, fazemos nossa comemoração compartilhando nosso bolo de aniversário com nossos clientes.

 

38: Antes de se chamar Maria das Tranças, o restaurante levava o nome de Bolero, em homenagem ao ritmo musical em alta na época.

 

39: O nome Maria das Tranças é uma homenagem ao penteado usado por Dona Maria Clara, que por ter cabelos longos, tinha o hábito de trançá-los. Então, os clientes passaram a chamá-la de “Maria das Tranças”. E assim, o nome do restaurante foi mudado.

 

40: Em 2002, após um ano de estudo, criamos a entrega em domicílio, popularmente chamada de delivery. Nossas refeições são armazenadas em embalagens reaproveitáveis, garantindo mais qualidade aos produtos e ajudando o meio ambiente.

 

41: O Maria das Tranças possui um “Livro de Ouro“ com assinaturas de várias personalidades como, Vinicius de Moraes, Cássia Eller, Juscelino Kubitschek, Tostão, Telê Santana e vários outros.

 

42: Na década de 50, os clientes do Maria das Tranças escolhiam no quintal a ave que seria preparada para ser servida. Até hoje mantemos a tradição do frango chegar vivo e ser abatido aqui mesmo no nosso abatedouro, mantendo a mesma qualidade desde 1950.

 

43: No início, quando o restaurante ainda se chamava Bolero, tínhamos também o filet à parmegiana. Essa foi umas das especialidades da casa que foi retirada do cardápio há anos atrás. Porém, recentemente voltamos o delicioso filé à parmegiana para o cardápio seguindo a receita original da época.

 

44: Durante todo o ano, o único dia em que o Maria das Tranças fecha as portas é na Sexta-Feira da Paixão. Em outras datas, a casa é uma ótima opção para quem quer aproveitar os feriados e sair da rotina.

 

45: O cartão de visita do Maria das Tranças foi presente de um cliente fiel. Um publicitário surpreendeu a casa com um divertido cartão que, dobrado, imita o buraco de uma fechadura. Ao abrir, percebe-se a figura de uma galinha.

 

46: O Maria das Tranças está localizado em uma das poucas regiões de Belo Horizonte onde é permitido atividades industriais. Isto traz a possibilidade de termos nosso abatedouro próprio, além de sermos também casa de show.

 

47: Visando a responsabilidade com nossa cidade, o Maria das Tranças tem uma parceria com a prefeitura de adoção de vários canteiros de jardinagem na região da Lagoa da Pampulha.

 

48: Nossa casa, em determinados dias, se torna uma casa de shows e no nosso palcos já passaram artistas como: Beto Guedes, 14 Bis, Paulinho Pedra Azul, Tadeu Franco, Marcio Greick, Waldir Silva, Agnaldo Timóteo, entre outros.

 

49: Você pode levar o Maria das Tranças pra sua casa!

Na nossa vendinha, você encontra produtos exclusivos e deliciosos. Tempero, pimenta, doce de leite, cachaça, picles e muito mais!

 

50: Agora nós temos uma usina fotovoltaica enorme que produz energia limpa para o funcionamento do Restaurante. Responsabilidade com o meio ambiente é uma de nossas marcas!

 

51: Já conferiu o nosso museu? Com tantos anos de história, nós reunimos um grande volume de material que está exposto na entrada do nosso Restaurante.

 

52: Temos uma linha de cachaças especiais. Uma delas, a branquinha de alambique, até já ganhou prêmio na Expocachaça 2019, em seu ano de estreia.

 

53: Agora você pode oferecer aos amigos o tradicional frango ao molho pardo e outros deliciosos pratos do Maria das Tranças na sua casa. Com o Maria na Sua Casa, nossa equipe estará presente do início ao fim do seu evento, para servir da melhor maneira possível e satisfazer a todos os convidados

 

54: Preocupado com a tradição e cultura de nosso Estado, o Maria das Tranças homenageia às vezes uma cidade de Minas Gerais. O “Filhos de Minas” foi feito para os conterrâneos das terras mineiras que escolheram Belo Horizonte como endereço fixo, mas tem saudades de suas origens. No “Filhos de Minas”, as atrações culturais e o jeitinho de cada cidade é levado para as dependências do Maria das Tranças.

Uma noite de muita nostalgia, reencontro e alegria.

 

55: Uma boa música deixa qualquer experiência melhor!

Curta nossa seleção exclusiva pela playlist no Spotify: Maria das Tranças Musical.

 

56: Nossos resíduos de papel, papelão e vidros são doados para associação de catadores e reciclagem, responsabilidade social aliada à preservação do meio ambiente.

 

57: O Restaurante Maria da Tranças oferece para a sua empresa um espaço privado ideal para reuniões e palestras. O ambiente conta com estrutura completa incluindo internet wireless em todo o salão; área separada com Buffet e coffee break. Economize seu tempo unindo trabalho e almoço de qualidade em um só lugar e receba não só os clientes, como também seus parceiros de trabalho. No Maria das Tranças isso tudo é possível!

 

58: Agora temos feijoada todos os dias!

Feijoada tradicional, com todos os pertences. Acompanha arroz, farofa, couve e vinagrete.

Experimente!

 

59: O Maria das Tranças faz parte da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança. São somente 100 restaurantes no Brasil que participam dessa associação, que tem um formato em que você degusta o prato e ganha de presente uma cerâmica com a história do mesmo para colecionar. Vale experimentar!

 

60: Na entrada do restaurante temos uma horta que abastece parte do nosso consumo de salsinha e cebolinha.

 

61: Para manter nossa operação sem interrupções, temos um poço artesiano para o abastecimento de toda água do Maria das Tranças.

 

62: Na semana do seu aniversário, uma jarra de chopp ou de suco de laranja é por nossa conta para você comemorar com a família e amigos. Peça ao nosso atendente e parabéns!

 

63: Além de termos uma usina fotovoltaica, temos também um gerador para manter o Maria das Tranças independente de ter energia no sistema externo.

 

64: Em média no Brasil, a sucessão familiar das empresas é assim: da primeira para a segunda geração 70% sobrevivem, da segunda para a terceira 20% sobrevivem e da terceira para quarta somente 10% sobrevivem. Estamos no desafio de manter esta história junto com nossos clientes e a geração vindoura!

 

65: Nossa embalagem, além de ser reaproveitável, tem um manual de como tratar nossos produtos quando chegar na sua casa. Cuidado com você e nossa qualidade!

 

66: Preocupados com a saúde dos nossos clientes, toda água usada no Maria das Tranças vem do nosso poço artesiano e passa por um sistema de filtragem e cloração.