top of page

Conheça Belo Horizonte!

No século XVIII, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz buscava por ouro na Serra de Congonhas, mas o que encontrou foi uma região propícia para o gado e para a agricultura. Aí ficou, atraindo a cada vez mais moradores para o local. Em 1701, foi fundado o povoado de Arraial Curral del Rei.


Em 1897, tornou-se capital de Minas Gerais devido ao fato de que Ouro Preto já não tinha mais estrutura para uma expansão urbana. A cidade foi escolhida para tal, e, por isso, foi a primeira cidade planejada do Brasil. Passou a chamar-se Cidade de Minas.


O engenheiro e urbanista Aarão Reis foi o responsável pelo projeto, baseando-se no planejamento de Paris com toques modernos às construções. Em 1901, foi nomeada Belo Horizonte.


Com o passar do tempo, as esferas administrativas foram se consolidando e a cidade foi crescendo. Vale a pena mencionar os anos 40, marco da industrialização em BH. Nessa mesma época inaugurou-se o Complexo Arquitetônico da Pampulha, encomendado por Juscelino Kubitschek, prefeito da cidade na época, e assinado por Oscar Niemeyer, com a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), ao redor da Lagoa da Pampulha.


Nos anos 60 já contava com um milhão de habitantes, resultando na verticalização da cidade nos anos 70. O verde das paisagens naturais deu lugar ao asfalto e altos edifícios. Belo Horizonte já era uma metrópole.


30 anos depois, em 1990, sua população já havia dobrado, com dois milhões de habitantes!

Belo Horizonte, hoje, é mundialmente reconhecida por sua cultura, gastronomia, economia e, inclusive, política.
 

Conheça Belo Horizonte!

bottom of page